Coisas ruins acontecem a quase todo mundo. Talvez enfermidades tenham acometido; quem sabe problemas familiares, emocionais tem batido à sua porta, ou dificuldades financeiras tem permeado você. Infortúnios como estes podem ser muito desanimadores.
José sabia o que significava lidar com imprevistos. Depois de subir de simples escravo a responsável por todos os bens de seu senhor, ele foi, imerecidamente, lançado na prisão. Ele não tinha como escapar da cadeia, e não havia quem falasse em favor dele. Não obstante, José não ficou desanimado, nem desistiu. Confiou em Deus e fez o que pôde para tratar positivamente com o imprevisto. Veja como lidar com um imprevisto do modo como fez José.
1) ACEITE: José não desperdiçou tempo queixando-se da situação. Ele aceitou estar no lugar onde Deus o colocara, e começou a trabalhar no problema. Quando você enfrentar um revés, não lamente nem reclame, mas aceite a situação. Não fique sentindo pena de si mesmo. Desejar que as coisas fossem diferentes não irá mudá-las, absolutamente. Lembre-se de que Deus está a par de sua nova situação, e Ele deseja ajudar você a aceitá-la e mudá-la.
2) DÊ O SEU MELHOR: José deu o melhor de si, ajudando o carcereiro. Como prisioneiro, José não tinha de ajudar, mas ele decidiu fazer o melhor que pudesse, onde estivesse. Logo o carcereiro colocou os demais prisioneiros sob sua responsabilidade. Ainda que você não possa resolver o seu problema, ou mudar a situação, faça o melhor que puder. Dando pequenos passos, você começa a fazer progresso. Confie em Deus e dê o seu melhor.
3) NÃO DESISTA: José não perdeu a esperança. Ele poderia ter desanimado e desistido, quando o copeiro-chefe não fez nada para ajudá-lo a ser solto. Entretanto, José continuou fazendo fielmente o seu trabalho para ajudar o carcereiro. Não fique desencorajado com a falta de progresso. Nunca perca a esperança. As únicas pessoas que superam dificuldades e reveses são aquelas que não desistem.